A saúde no trabalho depende de um equílibrio entre a capacidade do ser humano e os constrangimentos (de vida, ambientais e profissionais) aos quais está submetido. Existem grupos de fatores de risco de acordo com a causa ou agente que desencadeia o processo.
Esses fatores de risco podem ser:
Riscos Físicos
- Elevada ou baixa temperatura do espaço
- Deficiente circulação do ar (má manutenção ar condicionado
- Ruído proveniente de equipamentos
- Utilização de lâmpadas UV
- Iluminação do espaço
- Queda de instrumentos cortantes (alicates)
- Queda de utensílios com água
- Cortes provocados p/ alicates; goivas;bisturi
- Choques originados por equipamentos tais como : forno de UV p/unhas gel, lixa ou broca
- eléctrica; massajador de pés
- Aparelhos e componentes da instalação eléctrica
Medidas Preventivas:
- Espaços com regulação adequada e individualizada para cada gabinete
- Espaços de trabalho apenas com equipamentos a ser utilizados, ou se possível espaços insonorizados
- Manutenção adequada a todos os equipamentos, lâmpadas de UV (substituídas de acordo com as normas do fabricante)
- Ideal será luz natural complementando com a luz artificial adequada
- Boa área de trabalho assegurando que existe espaço suficiente para material de trabalho e utensílios com água
- Correto manuseamento de material de trabalho, através de formação
- Verificação do estado de conservação dos isolamentos elétricos, tomadas etc…
Medidas Corretivas:
- Vestuário que permita um adequado conforto térmico (para frio e calor)
- Calçado adequado de proteção no caso de queda de alicate e bisturis (não aconselhado chinelos)
- No caso de insuficiente iluminação, utilização da lupa e sua luz como auxiliar.
- EPI de proteção auditiva (cabeleireiros)
- Não utilização de equipamentos que não estejam de acordo com as normas de segurança
- Caixa de primeiros socorros atualizada e material dentro da data de validade
- Ter seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil atualizado
Riscos Biológicos
- Risco de contaminação por vírus, bactérias e fungos e parasitas
- (fungos)Pé de atleta;onicomicose; psicoriase;
- Vírus – HIV, hepatite
- Contaminação direta e cruzada
- Meios - mãos e pele, utensílios, superfícies, sangue e outros líquidos biológicos
- Omissão por parte dos clientes em como são portadores de doenças transmissoras
Medidas Preventivas:
- Preenchimento antes do tratamento da ficha de cliente com questões de despistagem de doenças transmissoras
- Assinatura da ficha de cliente em como a mesma se compromete que todas as informações prestadas são verdadeiras e que não omite nenhuma informação que possa condicionar o tratamento realizado
- Avaliação da cliente em relação a sintomas que possam ser avaliados a “olho nú” constipação, espirros constantes, aspeto doente, feridas, estado sóbrio ou alcoolizado etc…
- Utilização de EPI (luvas, máscara)
- Esterilização de todos os equipamentos de trabalho, alicates, bisturi.
- Acondicionamento apropriado dos materiais após a sua esterilização (bolsas de esterilização)
- Abertura sempre que possível de material descartável á frente da cliente
- Limpeza adequada de todo o espaço de trabalho
- Fardas de trabalho limpas, cabelo apanhado, unhas curtas e limpas
- Plano de vacinação da profissional em dia
Medidas Corretivas:
- Desinfeção de zonas afetadas (pequenos cortes ou feridas) ex: aplicação de Betadine
- Aplicação de antimicóticos ou antifúngicos (deteção de existência de micoses)
- Aconselhar cliente a consultar médico (no caso de termos detetado aparecimento de fungos, falamos dos casos de clientes que chegam já com estas patologias
- Aconselhar consulta médica
- No caso comprovado de contaminação pela profissional, pagamento de todas as despesas médicas e indeminização em alguns casos
Riscos Químicos
- Exposição prolongada a produtos tóxicos tais acetonas, dissolvente, verniz
- Exposição a poeiras (pó das unhas em particular das unhas gel)
- Frascos c/rótulos bem identificados (ingestão acidental)
- Libertação de gases tóxicos em embalagens mal fechadas
- Mistura de produtos incompatíveis na limpeza de áreas de trabalho (hipoclorito de sódio e amoníaco)
- Locais de trabalho com deficiente circulação do ar
Medidas Preventivas:
- Formação sobre o correto manuseamento de produtos químicos
- Produtos químicos devidamente rotulados, acondicionados em espaços arejados e com as respetivas fichas de segurança afixadas ao lado do produto
- Formação e utilização (máscara e luvas)dos EPI necessários à pratica da atividade
Medidas Corretivas:
- Promover uma renovação rápida do ar na área de trabalho, abrindo sempre que possível portas e janelas
- Abandonar temporariamente local de trabalho no caso de existir uma libertação acentuada de gases tóxicos
- No caso de ingestão acidental ligar de imediato para o CIAV tel: 808250143
- No caso de ingestão acidental ligar para o CIAV não dar nada a beber à vitima nem provocar o vómito
- No caso de derrame de produtos químicos na roupa, retirar a mesma de imediato e levar para um local no exterior
- No caso de salpicos nos olhos, lavar de imediato os olhos com água ou soro fisiológico
Riscos Ergonómicos
- Postura de trabalho - má posição da coluna vertebral quando sentadas (lombalgias, dores de cabeça, espasmos musculares etc…)
- Movimentos repetitivos (pequena amplitude/motricidade fina) tendinites
- Trabalho repetitivo – realização da mesma atividade ao longo de todo de o período de trabalho
- Posto de trabalho, marquesas não reguláveis
- Posturas estáticas - sempre na mesma posição
Medidas Preventivas:
- Sempre que possível ajustar em altura, marquesas bancos apoia pés, bancadas de apoio de trabalho lupas
- Ter espaço suficiente para as pernas e pés
- Ter espaço suficiente para que todo o material necessário esteja sempre perto, para não existir movimentos de torção do tronco e pescoço
- Fardas adequadas á amplitude de movimentos necessária para a realização dos tratamentos
- Calçado adequado - confortável e do tamanho correto
- Movimentos corretos na movimentação manual de cargas
- Sempre que possível entre tratamentos, fazer durante 2/3 minutos alongamentos, mãos costas pescoço
Medidas Corretivas:
- Caso sinta muito cansaço ou dor impeditiva de realizar o seguinte tratamento de manicura ou pedicura, pedir por exemplo para trocar de serviço com uma colega, caso seja possível.
- Tomar relaxante muscular (prescrito pelo médico)
- Realizar uma pequena massagem na zona mais afetada, ou auto massagem ou pedir a uma colega
Riscos Psicossociais
- São comuns a todas as atividades realizadas pela profissional nesta área : stress; depressões; fadiga; estilos de liderança etc…
- Falta de motivação originada pelo tempo versus rentabilidade financeira.
- Ultrapassar limites físicos, não respeitando também a altura, peso
- Falta de aptidão para a realização do tratamento (ser forçado a realizar)
- Carga de trabalho
- Relações interpessoais (mau ambiente com equipas de trabalho)
- Desenvolvimento profissional (promoção na carreira)
- A “mudança” (chefe; local de trabalho)
- Pressão para atingir objetivos
Medidas Preventivas:
- Formação adequada às funções que vai exercer
- Negociar com a entidade empregadora objetivos a alcançar, sempre que possível definição de objetivos mediante carga horária (full time/part time
- Gestão de marcações tendo em conta idade, alterações temporárias da condição física (se está doente, se é uma gravida)
- Comunicação direta e clara com a entidade empregadora
- Gestão de expetativas em relação a promoções e evolução na carreira
- Dar a conhecer à entidade patronal fatores de motivação individual e desmotivação
- Respeitar e fazer respeitar a horas de pausa (almoço e breaks)
Medidas Corretivas:
- Adotar sempre que possível hábitos de vida saudáveis tal como o Exercício físico (ajuda na melhoria da auto estima e faz não só bem ao corpo como à mente
- Ter uma comunicação direta e honesta na resolução de problemas entre colegas, e se necessário informar entidade patronal de situações de importância
- Sempre que possível diminuir a carga horária
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